sábado, 26 de junho de 2010

O REI COXO E O 1º IGNORANTE DA NAÇÃO


Era uma vez um país que tinha um rei coxo de uma das pernas. Ser coxo num país em que quase toda a gente anda com as duas pernas, não é nenhuma ofensa, a não ser para um rei que além de coxo, coisa de que não tem culpa, é invejoso e estúpido. De modo que o o facto de que raros dos seus súbditos coxeassem, trazia-o sem dormir. Então, para resolverem o problema do rei, os conselheiros do Estado publicaram um decreto que obrigava todos os cidadãos a coxearem de uma perna. E todos, todos, desde varredor das ruas até ao meirinho-mor, ao preboste e ao primeiro ministro, passaram a arrastar uma das gâmbias.

Um dia a polícia política detectou uma excepção: um camponês que não coxeava. Levado à presença do rei sob ameaça de ser enforcado, o pobre homem explicou:

- Saiba Vª Alteza que sou, dos vossos súbditos, o que melhor coxeia, pois enquanto eles, tal como Vª Alteza, coxeiam apenas de uma perna, eu coxeio das duas.

Não sei como continua a história. Sei que há um país em que um 1º ministro claramente inculto, enormemente ignorante e duvidosamente instruído, resolveu, com os outros governantes, mandar fechar todas as escolas com menos de 21 alunos. O que se deduz é que não queria que ninguém fosse menos inculto, menos ignorante e menos duvidosamente instruído do que ele. Haverá decerto outras razões, mas estas três saltam aos olhos.

Sem comentários:

Enviar um comentário